ART JOURNAL: SENTIMENTOS, DEVANEIOS E QUERERES

 por Erika Kohler

Diário de Arte - Redescobrindo os 5 Sentidos. Arte de Andrea Penteado, junho/julho 2021.


Sabe aquele tipo de experiência que transforma a vida?! Aquele que chega de mansinho, que vai ficando, mudando coisas, se instalando aos poucos e quando você percebe já fez morada?!

Pois a prática do Art Journal faz isso com gente.

No começo parece uma atividade normal, de arte, inocente. Você se coloca ali, à frente de um novo trabalho, achando que vai ser mais um momento de entrega e de vivência artística, como já é característico de trabalhos que envolvem a arte. Mas desde o início, quando as ideias começam a povoar a mente, dá pra perceber o prenúncio de que algo diferente está por vir.



Diário de Arte - Redescobrindo os 5 Sentidos. Arte de Valéria Braga, junho/julho 2021.

E então, durante o processo, você vai se envolvendo e se conectando mais. Vai sentindo a necessidade de explorar o desconhecido, de dar asas aos pensamentos e viajar fundo naquele universo. E quanto mais a gente vai se desligando do exterior e de suas interferências, mais a gente vai se entregando ao nosso mundo interior e se acoplando aos nossos sentimentos, devaneios e quereres.  

E aí, de repente, você é surpreendido com algo mais forte, com um mergulho muito mais profundo do que qualquer outra expressão que você poderia imaginar. E é assim, desse jeito, que o Art Journal atravessa o nosso caminho, mexendo com nossa estrutura, com o nosso emocional, trazendo de volta memórias afetivas esquecidas – ou escondidas -, e despertando sentimentos muitas vezes inesperados. Em algumas pessoas, esse movimento faz transbordar a alegria, o choro, a saudade. Em outras, causa um certo desconforto, nostalgia, angústia.

De uma coisa você pode ter certeza: Venha o que vier, seja a sensação que for, depois de experienciar tudo isso, sua vida nunca mais será a mesma.

E se você quer embarcar nessa viagem, de autoconhecimento e de novas possibilidades artísticas e sensoriais, vem com a gente na próxima temporada. Confira abaixo alguns depoimentos de pessoas que fizeram o nosso curso e conheceram outras versões delas mesmas durante todo o processo.


Diário de Arte - Redescobrindo os 5 Sentidos. Arte de Quele Picoli, junho/julho 2021.


 “Art Journal e Arteterapia - Redescobrindo os cinco sentidos”


Andrea Penteado (BA)

“Realizar os Encontros de Art Journaling com Érika e Flávia foi um convite para reconectar o universo sensível, ativando nossos sentidos corpóreos e expandindo-os através da experimentação artística. Cada encontro mobilizou de modo único processos criativos ligados à visão, audição, olfato paladar e tato e resignificou a função subjetiva e íntima da arte em nossas vidas. Eu poderia ter encontros assim semanalmente!”


Valeria Braga (RJ)

“Os Encontros de Art Journaling com a Érika e a Flávia Hargreaves foram uma deliciosa viagem para nosso interior. Uma visita muito prazerosa aos nossos sentidos que, na vida corrida de hoje, ficam muitas vezes esquecidos. A experimentação artística serviu de fio condutor, de bússola, para essa viagem tão importante e tão cheia de significados. Obrigada a vocês que conduziram o processo e às colegas que compartilharam suas vivências, todas que enriqueceram meu mundo particular”


Luciana Moté (RJ)

“Realmente foi muito mágico! Foram momentos de muitas descobertas, eu gostei muito mesmo”



Diário de Arte - Redescobrindo os 5 Sentidos. Arte de Marcia Lazarus, junho/julho 2021.


Marcia Lazarus (RJ)

“Percorrer os caminhos da Redescoberta dos 5 Sentidos pela livre expressão do Art Journaling, experimentando as infinitas possibilidades da pintura, colagem, escrita, foi gratificante e prazeroso. O Diário de Arte foi ponte de acesso para o tatear profundo de nossas sensações esquecidas ou desvirtuadas no cotidiano. Magia de reconexão com o criativo que há em nós. Sentimento de maior presença e inteireza.

Obrigada Flavia Hargreaves & Erika Kohler

Por mais jornadas criativas.”


Quele Pícoli (RJ)

“Mulheres, hoje em terapia, uma ficha caiu ao olhar meu último trabalho que estava bem a minha frente. Meu self se apresentou no dia do tato e fui constatar isso hoje com os resultados dos exames médicos. Estava ali a resposta antes mesmo do meu entendimento e dos resultados das investigações. Hoje fez muito sentido todo nosso trabalho e eu também, com todos esses relatos, estou extremamente emocionada. Estar em setting com Flávia sempre foi muito revelador, ela foi minha primeira inspiração para eu estar hoje Arteterapeuta e ter conhecido a Erika também, em toda sua simplicidade e liberdade, tornaram minhas quintas-feiras bem voltadas para mim. E olha lá meu self se manifestando! Eu agradeço muitíssimo ter sido vista, ouvida, comunicada e sentida, mesmo que virtualmente e guardarei um abraço em cada uma para um encontro presencial por nós merecemos.

Grata por tanto e por cada uma de vocês!”


Maria Claudia Grillo (RJ)

“Vivenciar a jornada de Art Journaling foi como navegar em meio a memórias afetivas entrelaçadas por sons, cheiros, gostos, sensações e olhares. Pude reviver momentos, histórias, conversas e encontros, enquanto manuseava e reconhecia os materiais; suas texturas e formas; consistências e cores, tecendo enredos e elaborando novos sentidos para além dos já conhecidos. Experiência criativa, mobilizadora, leve, aberta, integradora, que me trouxe reflexão, desafio, alegria e reencontro.

Obrigada Flávia e Erika pelo trabalho, trocas e pelos momentos prazerosos que vivenciamos. Obrigada às colegas pela partilha e pelas trocas!”


Luciana Pellegrini (RJ)

“Erika e Flávia. Bom dia. Quero expressar minha gratidão pelos momentos online com o Art Journaling. O tema “Sentidos”, o capricho do material apresentado, a atividade expressiva e o momento criativo tornaram os encontros   tão agradáveis que pareceram presenciais”


Ana Luisa Gatti (RJ)

“Eu também quero agradecer. Apesar de não ter participado integralmente, todos os encontros com o Art journaling me proporcionaram um imenso prazer, adoro o trabalho de vocês, quero fazer muitas vezes ainda!

Ter um momento para relaxar, estar em contato com a arte, com o grupo, é sempre muito gostoso!”


Fabiana Barrato (SC)

"Quero parabenizar Erika e Flávia pela belíssima condução do Art Journaling. Eu amei trabalhar com vocês. Tivemos a oportunidade de experimentar novas sensações, boas lembranças, boas risadas ... foi um tempo excelente que passamos juntas. Aconselho a vocês a participarem dessa jornada com elas."

________________________________________________________

Gostou do assunto? Leia também: 

voce-ja-ouviu-falar-de-art-journaling

Saiba como participar:

art jounaling e arteterapia



Erika Kohler é uma artista múltipla, com a arte no DNA. É jornalista - diplomada e registrada -, escritora metida a cronista e muito apaixonada pelo maravilhoso mundo das artes. Está sempre rodeada de livros, é gateira de carteirinha e também ama pinguins. Torce para esbarrar com o gato da Alice e encontrar a estrada dos tijolinhos amarelos pra cair direto na Fantástica Fábrica de Chocolate!

#artjournaling
#artjournal
#diariodearte
#diariovisual
#assemblagem
#cadernocriativo
#grupocriativo
#processocriativo
#textoimagem
#experimentacao
#criatividade
#desbloqueio
#escritaespontanea
#escritacriativa
#autoexpressão
#imaginacao
#arte
#arteterapia

Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email: atelie.locus@gmail.com que ele será publicado. Obrigada.


Siga-nos nas redes sociais

Instagram @artes.locus   e    @pintandoarcanos

Telegram   artes_locus

Facebook   https://www.facebook.com/artes.locus


Fale Conosco

whatsapp    21 996576370

e.mail   atelie.locus@gmail.com

 

Comentários

  1. Muito feliz com a realização deste projeto. Quero agradecer ao grupo pela confiança e pelos momentos incríveis que compartilhamos na redescoberta dos nossos 5 sentidos tão afetados neste processo de afastanmento social. Obrigada Erika pela parceria!!!

    ResponderExcluir
  2. Gente! Que delícia nos revermos e vermos e revermos aqui! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas