O DADAÍSMO, A VIDA E A ARTETERAPIA - DEPOIMENTO ESTHER CRUZ

por Esther Corrêa Cruz

Exercício realizado no curso Dadá e Surrealismo para práticas terapêuticas, T 3, 2021.



SOBRE O PROGRAMA ARTE PARA TERAPEUTAS 
- DEPOIMENTO ESTHER CORRÊA CRUZ -

Há momentos em que nada faz sentido. Lidar com o acaso ou situações que fogem totalmente do nosso controle geralmente é algo que nos deixa bastante desconfortáveis, mas é inevitável que nos deparemos com algumas delas ao longo da vida. Nessas horas, talvez mais importante do que olhar para os acontecimentos externos e buscar neles um sentido - muitas vezes inexistente - seja olhar para dentro.

Não é uma viagem fácil, mas nela podemos contar com o apoio de todos aqueles que já se aventuraram nessa jornada antes de nós e deixaram registros desse caminho, como migalhas de pão pela floresta densa. Muitas dessas pessoas foram artistas e nos deixaram uma generosa quantidade de trabalhos que servem como vagas pistas num mapa (sorte a nossa!). Essas pistas marcam pontos por onde passaram no grande mapa criativo da humanidade, um mapa muito especial, onde cada um de nós projeta um percurso diferente de acordo com nosso ponto de vista sobre o universo. Às vezes tendemos mais a Leste do Sol, outras vezes tendemos mais a Oeste da Lua, encontrando as pistas necessárias que nos ajudarão a trilhar o nosso próprio caminho.

A criatividade habita em todos nós nas mais variadas formas, cores, sons e dimensões. E ninguém precisa ser “artista” para colocá-la em atividade. Quando a encaramos em seu potencial terapêutico, ela nos ajuda a explorar os recursos internos que muitas vezes nem sabíamos que existiam em nossa psique; tocamos com um pouco mais de delicadeza os nossos limites emocionais, nos familiarizamos com nossos incômodos e temos a oportunidade de encará-los a partir de um ponto de vista construtivo.

No Curso Dadá e Surrealismo, do Programa Arte para Terapeutas, tivemos a oportunidade de vivenciar o acaso e a dimensão onírica como partes do processo criativo, inspiradas por esses dois momentos da história da arte. Muitas abordagens possíveis surgiram, assim como muitos aprendizados em primeira mão a partir das atividades. Eu poderia ilustrar a experiência a partir dessas duas percepções:


Com o Dadá, podemos brincar com o desconhecido, convidando-o a participar da nossa vida. Talvez assim ele se torne um pouco menos assustador.

 

Com o Surrealismo, podemos viajar pelo mundo dos sonhos e trazer suvenires que nos ajudarão a atravessar as tempestades do mundo "real".

Ao fazer este curso percebi que ao abrirmos espaço para o acaso e ao abrirmos mão do controle, nos abrimos também a maravilhosas surpresas. Conectamos conteúdos e elementos que talvez racionalmente nunca teríamos pensado em relacionar. A cada técnica experimentada, novos desafios, mas também novas descobertas. Vivenciamos a possibilidade de simplesmente estar no momento presente e trabalhar a partir do que já temos à disposição. Passamos a olhar as coisas ao nosso redor com curiosidade e enxergar em cada uma delas um potencial de transformação. E o mesmo vale para “as coisas de dentro”, afinal elas não são tão diferentes assim. E a arte não é tão distante quanto poderíamos imaginar.

Quando aceitamos as coisas como elas são, nos damos a chance de simplesmente sermos também. Isso nos dá a liberdade de criar e expressar aquilo que nos afeta. Quando criamos, colocamos em movimento os conteúdos que preenchem nosso imaginário, mas também criamos uma outra maneira de habitarmos o mundo. O contato com a história da arte sob um ponto de vista terapêutico a partir desses dois movimentos – o Dadá e o Surrealismo – me permitiu andar com mais leveza nos pés e menos seriedade nos ombros. Por isso o terei sempre em consideração como uma parte especialmente rica da minha formação em Arteterapia. Só tenho a agradecer à Flávia e ao artes.locus por tudo.


Esther Corrêa Cruz é historiadora da arte pela EBA/UFRJ (2019). Estagiou no Museu D. João VI (2019) e fez parte da equipe do salão de exposições do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM-RJ (2019-2020). Atualmente cursa Especialização em Estudos Japoneses na Faculdade de Letras/UFRJ e faz Formação em Arteterapia no Espaço Leiza Pereira.


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PROGRAMA ARTE PARA TERAPEUTAS   
HISTÓRIA DA ARTE

Professora: Flávia Hargreaves


NOVAS TURMAS NO SEGUNDO SEMESTRE!

Módulo: Dadá e Surrealismo - contribuições para práticas terapêuticas

Módulo: Arte Contemporânea - contribuições para práticas terapêuticas

Cada módulo é composto de 8 aulas semanais on-line AO VIVO

CERTIFICADO 16 horas

- caso você seja estudante de arteterapia, psicologia ou educação informe-se sobre a validação deste curso como horas complementares junto a coordenação do seu curso!

Garanta sua vaga para o segundo semestre! Vagas Limitadas!

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