ENTRE O DIRETIVO E O ESPONTÂNEO # 2

por Flávia Hargreaves
Coordenadora de Artes do Projeto artes.LOCUS
atelie,locus@gmail.com
Revisão de conteúdo por Regina Diniz
publicado em 5/4/2017
imagens atualizadas em 03/03/19


Desde a minha experiência na Casa das Palmeiras (2014-2018) defendo a expressão espontânea e a experimentação livre dos materiais em Arteterapia. A tarefa de trazer o modo niseano para a minha prática foi realizada ao longo de 2014 e 2015 em longas conversas com a psicóloga e arteterapeuta Maria Cristina de Resende e a compreensão da eventual necessidade de direção no processo devo às supervisões e estudos com a arteterapeuta, psicóloga e pesquisadora em neurociência e arte, Tânia Maria Netto. Aproveito para agradecer a elas o meu crescimento profissional e aos clientes que foram fundamentais neste aprendizado. 

Se esse tema também mobiliza você, comente e divulgue.
Obrigada a todos e boa leitura.
Flávia Hargreaves


ENTRE O DIRETIVO E O ESPONTÂNEO
por Flávia Hargreaves

  Ateliê de Artes, 2018  (Quele). PINTURA. Fotografia: Flávia Hargreaves.


Muitos já me ouviram defender a expressão espontânea e a experimentação livre dos materiais em Arteterapia, e essa questão ainda gera controvérsias, as quais também reverberam em minha prática.

No texto "Reflexões em busca de um método"  (2016), escrevi:
"Busco, na maioria das vezes, a expressão espontânea a partir da experimentação livre dos materiais sem uma técnica a priori. A busca de um meio e de uma linguagem que consiga materializar melhor os conteúdos que precisam ser expressos podem variar muito. A escolha pode ser feita pela estranheza, pode ser um desafio, outras vezes movida pela segurança, pelo prazer, ... , são muitos os modos e os porquês. E é justamente por isto que a escolha do material e o modo de manipulá-lo deve estar nas mãos e na responsabilidade do cliente, cabendo ao arteterapeuta tornar isto possível."
Embora busque a expressão espontânea e a experimentação livre dos materiais, preciso admitir que também sou diretiva. E a questão que se coloca diante de mim é: "como equilibrar, como reconhecer qual melhor caminho para cada situação?"


Percebo a necessidade do tempo para a construção de uma autonomia diante da escolha dos materiais (os meios) e de uma linguagem expressiva (os modos). É preciso que o cliente-autor [1] se aproprie daquele espaço criativo e se sinta confiante para se lançar em experimentações. Para tanto, será fundamental que, nesse processo de reconhecimento, esteja sendo construído, concomitantemente, um vínculo positivo com o arteterapeuta.

Ateliê de Artes, 2016 (Claudio). PINTURA. Fotografia: Flávia Hargreaves.

Retomando o texto "Reflexões em busca de uma método"  (2016), escrevi:
"Voltando aos modos, nem sempre funciona a proposta espontânea. Algumas vezes ou em dada circunstância entendo que cabe uma proposta mais diretiva como, por exemplo, fazer uma boneca, uma colagem sobre algo, ou uma ação como quebrar, amassar, rasgar, etc. Já tive esta experiência algumas vezes com resultados surpreendentes."
Muitas vezes, especialmente no início do processo arteterapêutico, posso assumir uma postura diretiva e proponho, por exemplo, uma colagem de apresentação, mas não sem antes estimular a exploração das possibilidades disponíveis no setting. Também com frequência, o próprio cliente-autor escolhe a colagem que, segundo ele, parece menos arriscada. Ou em um momento de crise, quando a "raiva" precisa ser expressa, ofereço um suporte de grande formato e resistente para que se possa pintar, esfregar, raspar, rasgar e amassar. 

Mas como estimular a busca espontânea do material expressivo?

Uma das estratégias é deixar os materiais visíveis e disponíveis, com opções básicas para colagem, desenho, pintura e, talvez, modelagem. Telas, tinta acrílica, argila, papel machê, gesso, tecidos, linhas, etc., são materiais que costumo oferecer aos poucos ou quando solicitados.


Curso Introdução aos Materaiis de arte para Práticas Terapêuticas, ESCULTURA, turma 2018 (Tatiana, Ana Luisa, Bárbara, Patrícia e Cacau). Fotografia: Flávia Hargreaves.

Como lidar com a diversidade de materiais disponibilizada?


Esta é uma questão importante. Os materiais podem ser organizados em pequenos conjuntos, sem excessos, para que não confundam, ao invés de auxiliar. 

Aos poucos, seguindo o movimento do cliente-autor, adiciono e/ou substituo materiais, deixando próximos os habituais e trazendo uma novidade. A autonomia vai sendo percebida, como quando, por exemplo, o cliente-autor vai buscar na estante algo que ele já sabe que existe, mas não foi oferecido.

Todas as linguagens (desenho, pintura, colagem, etc.) podem crescer em termos de complexidade e sofisticação dos meios e dos modos. Trabalhar com desenho, ao longo de anos, não significa paralisação ou limitação. Se olharmos pela perspectiva da arte, podemos compreender que esta é a técnica e a linguagem do cliente-autor e que ele só a mudará, quando se esvaziar de energia, quando o interesse apontar para outro caminho. Mas essa é uma outra história...


Curso Introdução aos Materaiis de arte para Práticas Terapêuticas, COLAGEM, turma 2019 (Isabel, Claudia, Sabrina e Margareth). 
Fotografia: Flávia Hargreaves.


Concluindo


É preciso compreender a dinâmica própria de um ateliê e perceber, aos poucos, as sutilezas que apontam para uma intervenção pontual do arteterapeuta ou para um comportamento "meditativo", como nos sugere o texto de Ismael Fraga (Arte & Saúde - Violência de Gênero publicada neste blog).

A expressão espontânea, que inclui a escolha dos meios expressivos, e na qual acredito como fortalecedora da autonomia do cliente-autor, segue norteando a minha prática profissional como arteterapeuta. Reconheço, entretanto, que nem sempre é o caminho mais eficiente para aquela pessoa, em dada situação. Frequentemente, decido por uma atuação mais diretiva, propondo uma prática orientada, com regras claras e materiais expressivos determinados. Embora possa parecer contraditório, a experiência me mostra que, para explorar novas habilidades e a flexibilidade do cliente-autor diante das situações que ele precisa enfrentar, eu também preciso rever a minha flexibilidade e não me deixar enrijecer pelas minhas próprias crenças centrais. Talvez, então, seja o caso de se propor a "flexibilização” do método, em nome do bem-estar geral do cliente-autor, desde que o fio condutor maior não seja atingido e o norte de minha prática arteterapêutica continue sendo a expressão espontânea e a experimentação livre dos materiais.


Curso Introdução aos Materaiis de arte para Práticas Terapêuticas, PINTURA, turma 2018 (Ana Luisa, Bárbara, Cacau, Cristina, Eliane, Patricia, Talita ,Tatiana e Teka). Fotografia: Flávia Hargreaves.


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[1] Gostaria de usar o termo "autor" por tornar o indivíduo responsável pela sua criação, mas para não comprometer a compreensão já que o termo "cliente" é o mais utilizado, optei por usar um termo híbrido: "clliente/autor".

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