O MILAGRE DAS "MORNING PAGES"

por Erika Kohler
@eckohler05

Hoje, recebemos Erika Kohler, jornalista e escritora, que estará conosco no LOCUS com workshops e cursos ao longo de 2020.
O texto de hoje trata de uma ferramenta muito potente para o desbloqueio criativo a partir do exercício da escrita. Vale a pena conferir!
Boa leitura,
Flavia Hargreaves
Coordenadora do projeto artes.LOCUS
  
O MILAGRE DAS "MORNING PAGES"

por Erika Kohler

Foto de Bongkarn Thanyakij. Canva.

Você já ouviu falar na expressão Morning Pages?! Sabe o que significa?!
Morning Pages é uma técnica de escrita aplicada para tratar do bloqueio criativo que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Traduzido para o português seria Páginas da manhã ou Páginas matinais.

Mas como funciona esse processo?! Como fazer essas Páginas Matinais e como são usadas para desbloquear a mente e trazer de volta a criatividade?!


A responsável pela criação desse método é a escritora e jornalista americana, Julia Cameron. Ela começou esse movimento há mais de 20 anos, na sala de sua casa, enquanto conversava com alguns amigos e explicava suas ideias a eles. Então, resolveu registrar tudo em um livro intitulado “O caminho do artista”, onde, entre outras coisas, ela ensina o passo a passo para começar a praticar a metodologia Morning Pages para desbloquear a mente e resgatar a criatividade.

"O caminho do artista", de Julia Cameron. Foto de Flávia Hargreaves.

AA técnica consiste em:
·         Escolher um caderno como diário;
·         Escrever três páginas nesse caderno todos os dias, sobre qualquer assunto que vier à mente;
·         Como o nome da técnica é Morning Pages (Páginas Matinais), o horário indicado para ser praticada é pela manhã, ao acordar;
·         Não ficar lendo várias vezes e nem corrigindo;
·         Não mostrar pra ninguém.

Como funciona:
O recurso serve como ferramenta para um processo de autoconhecimento. É um mecanismo que foi pensado para ser usado como uma lupa, como uma lente de aumento, que nos ajuda a enxergar até mesmo os mínimos detalhes. Mas, diferentemente do instrumento ótico que já conhecemos e que examina o exterior, essa lupa é usada para olharmos pra dentro de nós mesmos e então, a partir daí, começarmos a entender de verdade quem somos e como funcionamos. A prática da escrita dentro desse projeto tem o objetivo de trazer à tona o turbilhão de sentimentos, pensamentos e emoções que acontece lá dentro da nossa mente, ocupando todo o espaço e impedindo o fluir livre das ideias. É através desse movimento que a gente consegue colocar ordem na bagunça mental. Acordar e, logo em seguida, pegar caderno e caneta e deixar os dedos correrem. A primeira ideia, o primeiro pensamento que passar pela mente, não retenha. Coloque tudo pra fora utilizando a caneta como canal. Para isso, é muito importante que a escrita seja livre, sem preocupações com tempo verbal ou conjugações e principalmente sem julgamento ou autocrítica. E é ali, nesse momento, nesse lugar, que encontramos o nosso cerne. No meio da confusão que se instaurou em nossa alma, não paramos de ouvir aquela voz interior que insiste em dizer que não vamos conseguir e que é melhor desistir daquele sonho porque não vai dar certo. É nesse instante que o projeto Morning Pages começa a dar resultados e nos ajuda a silenciar tudo que acontece no mais profundo do nosso ser. Aos poucos, vamos conseguindo cessar de vez a barulheira que tanto assola a nossa consciência e começamos a ouvir aquela voz baixinha, lá longe, que nos dá ânimo para continuar.

Num primeiro momento, quando ainda não estamos acostumados, é um pouco difícil. As três páginas vão parecer um testamento e talvez a gente não consiga completá-las. E pode acontecer também das palavras fugirem e, por conta disso, podemos ficar meio desnorteados e acabar achando que não vai dar certo. Mas com o tempo a atividade vai se tornando prazerosa e logo os dedos vão fazendo uma conexão com as frases e orações e a magia começa a surgir. E depois da primeira semana podemos sentir as mudanças acontecendo. O hábito do exercício ajuda a controlar a ansiedade e também a melhorar o foco. Com isso, a mente vai ficando cada vez mais clara, limpa e menos confusa. Começamos escrevendo qualquer coisa que vem à mente, por menor e mais insignificante que seja. Conforme os dias vão passando, essas particularidades vão se tornando grandes questões da vida, podendo inclusive fazer a pessoa enxergar solução para vários problemas que incomodam e tiram o sono.

Modo Digital
Se você não é tão analógico assim e gostaria de produzir suas Morning Pages de forma digital, temos aqui dicas de três sites onde você pode visitar e experimentar escrever por lá. Como curiosidade, as três páginas do caderno se transformam em 750 palavras quando são digitadas. Então, se decidir fazer dessa forma, não esqueça de ativar o contador de palavras para acompanhar o processo e chegar no resultado colocado como meta. 

Sites:

Muito bem!! Depois de todas essas dicas, resta apenas começar!!
Papel e caneta – ou computador – em mãos e muitas ideias na cabeça. Arregace as mangas para desbloquear a capacidade de criar e assim deixar a imaginação tomar conta e fluir livremente.
Boas páginas matinais para você!!

#morningpages
#paginas matinais
#escritacriativa
#criatividade
#desbloqueio
#escritaespontanea
#autoexpressão
#caminhodoartista


__________________________________________


Erika Kohler

Uma artista múltipla, com a arte no DNA. É jornalista - diplomada e registrada -, escritora metida a cronista e muito apaixonada pelo maravilhoso mundo das artes. Está sempre rodeada de livros, é gateira de carteirinha e também ama pinguins. Torce para esbarrar com o gato da Alice e encontrar a estrada dos tijolinhos amarelos pra cair direto na Fantástica Fábrica de Chocolate!
__________________________________________


O whorshop Escrita Afetuosa foi pensado e criado diante da percepção da busca do indivíduo por uma forma prática de exteriorizar seus pensamentos e sentimentos. Essa necessidade da expressão legítima de suas dores e sensações, leva a um processo fundamental de autoconhecimento e de um desnudamento de regras e padrões entranhados durante anos. A escrita surge então como um escape diante de todo esse emaranhado interno, trazendo à tona afetos e desafetos que podem - de uma forma ou de outra -, ser a causa de muitos bloqueios criativos.

Saiba mais: http://flaviahargreaves.blogspot.com/p/arte-de-escrever.html

__________________________________________

Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email: atelie.locus@gmail.com  que ele será publicado. Obrigada.




@artes.locus
atelie.locus@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas