FORMAÇÃO EM ARTETERAPIA # 2

Por Rosangela Rozante
email: caminhodoself@globo.com

Dando continuidade a série sobre a Formação em Arteterapia, hoje recebemos Rosangela Rozante, coordenadora do curso de Formação em Arteterapia Caminhos do Self. Conheci Rosangela na AARJ (Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro) e mais tarde me juntei a ela na comissão de eventos da instituição, em 2013. Dois anos depois, nossos laços e cooperação se aprofundaram quando a recebi no curso de técnicas e materiais para Arteterapia e no Ateliê de Artes para Terapeutas. Esta experiência me fez compreender a necessidade do arteterapeuta estar continuamente se experimentando no mundo das imagens e dos materiais artísticos, mesmo sendo um profissional com grande experiência e reconhecimento na área. Rosangela, para mim, é um exemplo de profissional empreendedora e bem-sucedida, muito segura do espaço que ocupa e que não se acomoda, seguindo seu percurso sempre curiosa diante de novas possibilidades e conhecimentos.
Boa leitura,                                 
Flávia Hargreaves
Coordenadora do projeto artes.LOCUS

A FORMAÇÃO CLÍNICA EM ARTETERAPIA - UM PERCURSO

Por Rosangela Rozante
Rosangela Rozante com seus alunos nos cursos do Caminhos do Self. 
Imagens cedidas por Rozangela Rozante.

Meu objetivo em formar arteterapeutas está na proposta de capacitar profissionais interessados no assunto, a utilizarem os diversos recursos expressivos e artísticos, através de embasamentos teóricos e práticas vivenciais, a serem considerados como possibilidades de aplicação nos diversos campos de atuação que possam englobar o trabalho de um Arteterapeuta. Pontuo para este inicio de texto, uma frase de Ligia Diniz, Presidente da UBAAT e da AARJ, que diz:

"Acreditamos que a vida psíquica tem uma tendência inata para a organização e o processo através da arte poderá dinamizar esta tendência...”.

A Formação de Arteterapeutas propõe que o aluno submeta-se profundamente ao processo de seu aprendizado, através de técnicas arteterapêuticas e abordagens teóricas múltiplas, de forma que através do período de dois anos, todos possam vivenciar a expansão de sua criatividade e suas potencialidades. O seu Processo Criativo vai ser acompanhado individualmente através de todo percurso do curso - grande diferencial entre um curso de Formação de Arteterapeutas e de Pós-Graduação em Arteterapia, que necessita contemplar um número muito maior de alunos, devido a critérios da academia.


Rosangela Rozante com seus alunos nos cursos do Caminhos do Self. 
Imagens cedidas por Rozangela Rozante.

Percebo que mesmo tendo o cuidado de não aprofundar questões particulares dos alunos, o acesso ao inconsciente e aos insights, surgem na experiência prática do seu processo criativo. Como não podemos entender o mundo apenas com o intelecto, estar vivenciando seu processo individual de autoconhecimento fora do curso, se torna imprescindível, e isto deverá estar ocorrendo antes mesmo do aluno iniciar seu estágio (de acordo com seu público de escolha, iniciado até o segundo ano do curso).

C.G.Jung foi um grande teórico, psiquiatra suíço, que conviveu ao lado de Freud e que posteriormente veio a criar a Psicologia Analítica, atribuindo as questões da psique às representações simbólicas de aspectos da consciência e do inconsciente (pessoal e coletivo) manifestos no comportamento humano. Podemos entender a Arteterapia como possibilidade de expressão genuína destes aspectos, que se manifestam através dos diversos materiais expressivos, favorecendo a exploração e contribuição de autoconhecimento, através de imagens que surgem de forma criativa, no processo de cada aluno e que contribuirá sensivelmente para o seu trabalho como futuro Arteterapeuta.

A energia psíquica que circula, considerando aspectos de autoconhecimento e reflexão profissional, no manuseio com materiais de arte como: tintas, lápis coloridos, pincéis, papéis variados, crayon, argila, sucata variadas, dramatização com bonecos e muitos outros; vai aflorar memórias afetivas, sentimentos variados, o acesso a insights que favorecem ao contato com aspectos de luz e sombra, de prazer e desprazer, de regulação de autoestima e força vital atribuída à libido, que regula o “Existir”.

C. G. Jung me faz refletir sobre a relação do trabalho profissional de responsabilidade de um arteterapeuta, quando me deparo com o que diz:

"Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas".

Assim também Goldschmidt ao concluir que:

“A arteterapia age através da estimulação da expressão artística, do desenvolvimento da criatividade, favorecendo a expressão dos sentimentos e a reorganização interna do indivíduo”.

A coordenação do curso tem o cuidado de não acompanhar “de forma psicoterapêutica” qualquer aluno. Entendo que assim, a troca entre aluno e coordenação se estabelece com maior fluidez dentro do processo acadêmico e profissional, o mais genuinamente possível, em um vínculo de experiências integradas. O aluno necessita trabalhar suas questões internas, em paralelo ao curso, para ter mais estrutura emocional no seu trabalho, com seus futuros clientes. Enfatizo aqui também para esta relação, outra frase deste grande teórico, que gosto muito:

“O terapeuta também está em análise, tanto como o paciente… razão porque também está exposto às influências transformadoras. Na medida em que o terapeuta se fecha a esta influência, ele também perde sua influência sobre o paciente”. (C.G.Jung)

Isto se aplica a relação cliente x terapeuta, mas com certeza, vejo também sua aplicação na relação aluno x mestre. A cada turma, percebo o quanto eu me transformo e o quanto estas relações também se transformam, pois através delas, desabrocham trocas constantes de vivências e saberes no percurso do curso, acontecendo entre professores e alunos, o que me leva a concluir que:

"A reunião de duas personalidades é como o contato de duas substancias químicas: Se houver alguma reação, ambas são transformadas" (C. G.Jung).

É preciso identificar através dos materiais e dos imensos recursos expressivos que a Arteterapia propõe que existem nuances diferenciadas para o trabalho individual e para o trabalho em grupo. Considero que isto já precisa ser visto dentro do curso, como uma reflexão às possibilidades de teorias e técnicas em Arteterapia, acompanhando o desenvolvimento psíquico de cada cliente e de cada grupo de trabalho.

Penso também ser necessário incentivar os alunos a participarem, em paralelo a sua formação em Arteterapia; de workshops, palestras, cursos e oficinas, com o objetivo de obterem propostas de outros arteterapeutas, que favorecerão também para delinear seu caminho profissional.

Ainda há quem pense que é necessário ser psicólogo para ser um bom Arteterapeuta. Problematizo esta questão, pois há excelentes Arteterapeutas que são oriundos da música, da dança, do teatro, das artes plásticas, da educação e até mesmo de outras áreas. O diferencial é o mergulho na prática clinica vivencial teórica e prática, de modo continuado e a relação de afeto com o trabalho a ser realizado junto ao cliente. Hoje temos muitos arteterapeutas trabalhando em vários campos de atuação social e isso é imensamente rico. Cada um é único e a relação de vinculo, confiança e troca são o que vai nortear de forma "Humana", o maravilhoso trabalho do Arteterapeuta.

Através da ampliação, percepção e exteriorização de sentimentos, a arte é capaz de despertar a motivação e resgatar a autoestima daqueles que a utilizam. Portanto, alunos, futuros arteterapeutas e seus futuros clientes terão sempre como desafio, perceber que através das modalidades expressivas o ser humano desenvolve um processo intenso de conhecimento de si próprio, do outro e do mundo ao qual está inserido, reconhecendo suas limitações e descobrindo seus talentos. A necessidade de manutenção do estudo e a supervisão continuada do trabalho vai possibilitar aos alunos, uma confiança cada vez maior em sua escolha profissional.

“Conheça todas as teorias,domine todas as técnicas,mas ao tocar uma alma humana,seja apenas outra alma humana”. (C.G.Jung).

Todos os formadores de arteterapeutas não só no Brasil como ao redor do mundo, têm uma grande responsabilidade. Hoje, todos vemos a expansão imensa da Arteterapia como modalidade de tratamento e seus resultados. Compartilhar conhecimentos com nossos alunos é uma grande honra, na qual me vejo incluída. Que a saúde mental possa vir através da arte, qualificando e trazendo cada vez mais novos arteterapeutas para nossa realidade.


Rosangela Rozante com seus alunos nos cursos do Caminhos do Self. 
Imagens cedidas por Rozangela Rozante.
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Rosangela Rozante - CRP-05/5024 e AARJ-302.
Especialista em: Psicologia Clinica pelo CFP, Psicologia Analítica, Desenvolvimento Humano e Arteterapia. É membro da diretoria da AARJ, pela comissão de Eventos. Diretora do Espaço Terapêutico Caminhos do Self Artes e Terapias Integradas, que dirige desde o ano de 2000, no bairro do Méier/RJ, formando alunos em Arteterapia. Oferece com sua equipe cursos de Introdução e de Formação em Arteterapia, oficinas/atelier em artes e arteterapia e workshop's temáticos. Grupos de estudos em Arteterapia e Psicologia Junguiana. Consultoria à alunos e Instituições.
Email: caminhodoself@globo.com
Home Page: www.caminhosdoself.com.br
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Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email:atelie.locus@gmail.com que ele será publicado. Obrigada.
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Comentários

  1. Boa noite! Muito interessante, poder descobrir enquanto prof da educação básica novos horizontes a serem incorporados aos processo de ensino aprendizagem..valorizando o outro enquanto sujeito ativo da sua história...Att! Juarez de Assis

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  2. Parabéns minha amiga! Dedicação e profissionalismo em tudo. 👏👏👏👏👏👏👏👏

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