O Mundo Mágico dos Materiais

por Flávia Hargreaves
@hargreavesflavia

Revisão: Erika Kohler


Fotografia: Flávia Hargreaves. 2018.

É fácil imaginar uma criança vidrada diante de uma vitrine de doces coloridos ou com aquele brilho muito particular nos olhos, na expectativa de abrir um presente de aniversário. Mas você lembra daquela história da criança adorar as caixas e os papéis de presente? Pois é. Esta sou eu. Eu e os papéis coloridos; eu e uma caixa de lápis de cor; eu diante de um bloco de desenho, tintas e pincéis. Enquanto muitos sonhavam em ter uma fábrica de chocolate quando crescessem, eu sonhava com uma papelaria.


E eles sumiram...


Flávia Hargreaves. Desenho Artístico, carvão sobre papel Ingres, EBA. 1983.




O meu fascínio com relação aos materiais de desenho e pintura me levaram à Escola de Belas Artes (UFRJ) aos 16 anos. Não tive coragem de prestar vestibular para Pintura – sim, é preciso ter coragem para dizer para si mesmo que quer ser artista - Cursei, me graduei e trabalhei como Comunicadora Visual por muitos anos. Mas por que é importante citar este boicote? Porque foi "meio" boicote. Não fui para o pólo oposto, mantive a Arte ao lado, sempre à mão. Cursei uma faculdade com cursos de pintura, desenho, gravura, fotografia, muitos ateliês. De qualquer modo, minha profissão me manteve mergulhada no mundo das imagens, das cores e das formas. Além disso, por um tempo, as tintas e os pincéis faziam parte do cenário. Eram os anos 80/90, período de transição em que paulatinamente os “materiais mágicos” foram sendo substituídos por uma simulação dos mesmos no mundo virtual da computação gráfica. O design não era mais o lugar para os papéis, os pincéis e as tintas que me encantaram na infância e na adolescência. O reino das Artes Plásticas também se transformou diante dos meus olhos. Na realidade já havia mudado antes do meu nascimento, mas eu custei a perceber. Assim, ampliando meios e redefinindo categorias, tornou-se Artes Visuais, deixando também de ser o lugar para os meus amados materiais artísticos.

Reencontro com os materiais...


Flávia Hargreaves.  Desenhos no Caderno, lápis de cor Berol sobre papel canson, ateliê.Locus, 2019.

Foram necessárias mais de 2 décadas para que eu me reencontrasse com os “materiais mágicos” e este momento se deu a partir da minha conexão com a Arteterapia. Ou melhor dizendo: a Arteterapia promoveu o resgate da criança que queria brincar, ela tinha a chave para o “mundo mágico dos materiais".

E como foi o meu encontro com a Arteterapia?
Como muitas coisas na minha trajetória, foi meio "por acaso" ou "coisa do destino". O fato é que em 2006 iniciei minha formação em Arteterapia com Ligia Diniz, concluída em 2008. Seguindo o movimento de reconexão com a Arte e os estudos, retornei à EBA/UFRJ para cursar Licenciatura em Artes (2007-2010). Nesta época também me submeti ao processo arteterapêutico, com a arteterapeuta junguiana e psicóloga Cláudia Neves.

Tanto na formação em Arteterapia, quanto no meu processo terapêutico e no curso de Licenciatura
, fui convidada a mergulhar no mundo dos materiais, porém com olhares diversos. No primeiro caso, usando os materiais plásticos como meios dentro de um processo terapêutico de autoconhecimento; no segundo, experimentando como artista e como professora, mas sempre mantendo a mágica viva. 

Nesse processo de redescoberta dos materiais – e por acreditar na importância de criar intimidade com os mesmos –, criei em 2009 o curso “Conhecendo os materiais e aprendendo a usá-los” [1], voltado para terapeutas. A proposta era promover um espaço para experimentação e exploração das possibilidades expressivas dos materiais, reflexão e discussão sobre sua aplicabilidade no setting terapêutico. De lá para cá o curso teve muitos nomes e formatos e foi se adaptando ao que eu percebia ser fundamental a partir de questionamentos meus e dos alunos. Aos poucos fui introduzindo referências da História da Arte, que tem até hoje como principal objetivo a desconstrução de crenças limitantes que afastam o sujeito "comum" do "fazer arte". Ao estudar arte aprendemos muitas técnicas e, ao estudar mais, desconstruímos todas elas.

Hoje o curso é oferecido em módulos por linguagem (desenho, pintura, colagem, escultura e fotografia [2]) e ampliou seu público para todos os profissionais das áreas de saúde e educação, que utilizam ou desejam utilizar os materiais artísticos na sua prática.


Mantendo a mágica viva...

O que proponho para mim com relação ao uso dos materiais é o que proponho para meus alunos e para meus clientes. A livre experimentação, a expressão espontânea, encontrar o próprio caminho na criação de imagens, deixar o processo fluir e ser persistente. Desenvolver a capacidade de perceber quando não está funcionando e desenvolver recursos próprios para seguir em frente, ou para os lados, se preferir. Fazer arte no processo de autoconhecimento ou aprendizagem deve ser convidar a criança-artista para o play e manter viva a MÁGICA alimentando a CURIOSIDADE e a VONTADE DE FAZER ...  SABER ... SENTIR ... VIVER O PRESENTE.

Exercícios criativos no módulo História da Arte,  no curso de Formação em Arteterapia BAALAKA, 2019.

[1] Nome dado por Regina Célia de Freitas, minha querida colega do curso de Formação em Arteterapia em 2009. Hoje o curso se chama "Materiais de Arte para Práticas Terapêuticas".
[2] Os módulos Desenho, Pintura, Colagem e Escultura são ministrados por mim e o módulo Fotografia é ministrado por Ricardo Mello.




 

Flávia Hargreaves - Coordenadora do projeto artes.LOCUS - artes e desenvolvimento humano, Arteterapeuta AARJ 402, Professora de Arteliê de Artes e História da Arte aplicada à Arteterapia, Professora dos cursos de Formação Ligia Diniz, Leiza Pereira e Baalaka. Graduada em Comunicação Visual e Licenciatura em Artes Plásticas (EBA-UFRJ), Formação em Arteterapia Ligia Diniz. Foi colaboradora da Casa das Palmeiras (2014-2018) e Casa Verde (2009).                                                                                                                                                             
@ artes.locus
atelie.locus@gmail.com


______________________

O que o artes.LOCUS pode fazer por você em 
2020?
Confira a nossa programação e abra um espaço criativo na sua agenda.

ARTE PARA PRÁTICAS TERAPÊUTICAS
ARTE E TARÔ
ATELIÊ DE ARTES
  • Coordenação: Flávia Hargreaves e Fernnado Hargreaves.
  • Um espaço criativo para você que deseja experimentar e descobrir novas formas de expressão tornando sua vida mais criativa e divertida.
  • Quartas e Sextas das 9h30 às 12h.
  • Saiba mais - http://flaviahargreaves.blogspot.com/p/atelies-de-arte.html 
ATELIÊ DE ARTES PARA TERAPEUTAS
  • Coordenação: Flávia Hargreaves.
  • Uma oportunidade para você, que trabalha como terapeuta com a expressão artística do outro, de se experimentar no fazer artístico e/ou retomar suas práticas criativas que ficaram para trás.
  • A experiência artística no ateliê irá promover a intimidade necessária com os materiais e técnicas artísticas, além de abrir também um rico espaço de troca de experiências.
  • Segundas das 9h30 às 12h. A partir de abril 2020.
  • Saiba mais - http://flaviahargreaves.blogspot.com/p/atelie-de-arte-para-psicologos_29.html
ARTETERAPIA
  • Atendimentos em Arteterapia para adultos. 
  • Flávia Hargreaves - arteterapeuta AARJ.
  • Valores especiais para arteterapeutas em formação.
  • Supervisão em Arteterapia.
  • Flávia Hargreaves - arteterapeuta AARJ.
__________________________________________

Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email: atelie.locus@gmail.com  que ele será publicado. Obrigada.


@artes.locus
atelie.locus@gmail.com




#arteterapia
#arttherapy
#artes
#arte
#materiaisartisticos
#criatividade
#tecnicasexpressivas
#atelie
#arteslocus
#flaviahargreaves

Comentários

  1. Cristiane Gerolis via whatsapp em 26/02/20
    Parabéns pelo texto!
    Foi muito bom conhecer um pouco da sua trajetória. Você é uma “ARTISTA!” A arte atravessa você e suas relações, o que a torna “ESPECIAL” , pois atinge outras camadas de linguagem! SUCESSO!!! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Mauricio Andrade - via whatsapp em 26/02/20
    Vida é processo, conhecimento, experiências, vivências, ensinamentos, erros e acertos. Parabéns pela sua trajetória e conquistas. Viva o agora com sabedoria e plenitude.
    Abraço e beijo.

    ResponderExcluir
  3. Maria Julia Leça - via whatsapp em 26/02/20
    Flávia, lindo o processo é a sua trajetória. Obrigada por compartilhar conosco sua história, que serve de estímulo para que não desistamos de nossos propósitos, mesmo com dificuldades. A arteterapia tem me ajudado muito e já pude vivenciar com você momentos significativos da minha caminhada. Gostaria de poder fazer todos os cursos disponibilizados, mas ainda não é possível. Te admiro muito.

    ResponderExcluir
  4. Regina C. Diniz - via whatsapp em 26/02/20
    Ótimo texto. A transparência do relato humaniza você diante de seus seguidores/admiradores, incentivando-os em sua própria trajetória pessoal/profissional. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Daniella Liu - via whatsapp em 26/02/20
    Muito bom Flavia! Adorei o texto autobiográfico, trazendo a importância da auto expressão para nosso amadurecimento, autoconhecimento e consequentemente desenvolvimento pessoal. A escolha do material deve se adequar ao que se deseja comunicar para si e para o mundo...

    ResponderExcluir
  6. Silvia Helena Coutinho Carneiro - via whatsapp em 26/02/20
    Amei seu texto, Flávia. Que bom que pude participar de tantas propostas artísticas dirigidas por você. O curso de materias foi incrível.

    ResponderExcluir
  7. Isa Carvalho - via whatsapp em 26/02/20
    Muito lindo, Flávia! Não tenha insegurança em escrever e refletir com base nas próprias experiências. É imediata a identificação, afinal, somos todos humanos né? Eu adorei!

    ResponderExcluir
  8. Adriana M. Saavedra - via whatsapp em 26/02/20
    Adorei conhecer a sua história na arte e como a arte vive em vc.
    Sucesso na sua trajetória.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas