A Pintura como Resposta do Tarô

por Claudia Letti
@claudia.letti

Hoje recebemos Claudia Letti compartilhando conosco a descoberta da pintura como possibilidade expressiva e prazerosa ao longo de sua jornada no grupo “Pintando e Bordando os Arcanos Maiores do Tarô”.  O grupo, coordenado por mim e por Maria Teresa Rocha, teve como objetivo a criação de um baralho pessoal. Ao longo de 1 ano estudamos os Arcanos Maiores, vivenciamos os Mitos associados com técnicas da Arteterapia e utilizamos a Pintura e o Bordado na criação das imagens para cada Arcano. A realização desse projeto superou nossas expectativas indo muito além de um belíssimo baralho. Alinhavamos nossas histórias, nos apoiamos em momentos de crise, descobrimos potenciais adormecidos e os colocamos em ação. Enfim, a nossa primeira jornada foi concluída e estamos prontas para a próxima.
Boa Leitura,
Flavia Hargreaves
Coordenadora do projeto artes.LOCUS


#arte #arteterapia #taro #pintura #bordado #baralhopessoal #arcanosmaioires #pintando&bordando #jornadadoheroi #artes.locus #flaviahargreaves #mariateresarocha #claudialetti



A Pintura como Resposta do Tarô
- A Pintura como Oráculo -
por Claudia Letti

Claudia Letti produzindo sua tela do Eremita no Pintando e Bordando a Jornada do Herói.

Quando me inscrevi no Curso Pintando e Bordando os Arcanos Maiores do Tarô, a última coisa que eu pensava era em desenhar o que quer que fosse. Apaixonada pelo oráculo e usando as cartas como ferramenta adivinhatória desde sempre, eu queria me aprofundar e aproveitar da proposta de autoconhecimento da coisa. Na verdade, eu pensava em chegar lá e conversar com os Arcanos fosse ouvindo, jogando ou, vá lá, resgatando meus rabiscos de 4a série. Porque rabiscos infantis era o que eu sabia fazer até então.


Reparou que coloquei o verbo no passado? Pois é. Eu sempre fui das palavras e das artes manuais que vem naquele pacote de avó: uma tapeçaria aqui, um blusãosinho de tricô por década e muita cozinha fumegando nesse meio tempo. E se nunca fui uma escritora e sim "escrevinhadeira", pelo menos escrevendo não passo vergonha, o que já é quase todo caminho pra contar uma historia.

Rabiscos, Claudia Letti.

Mas, desenhar? A prova do máximo que eu consegui na vida era esse elefante de costas, que com muita boa vontade poderia fazer parte do processo evolutivo (sic!) de uma borboleta. E caixas, muitas delas, de vários tamanhos, geralmente aprimoradas pelo tempo que fico presa numa ligação telefônica. Isso era tudo, tudo mesmo que eu desenhava. Tipo, juro.

E dai teve o Pintando e Bordando e a borboleta que já foi um elefante ficou pra tras diante dos meus novos desenhos. A evolução é evidente e dá pra perceber já na pintura do Ermitão. Da primeira a última tela, é fácil ver a (minha) desenvoltura no processo, não pelo traço, é verdade, mas pela segurança de encarar a ideia de pintar o que minha intuição queria - o que o Arcano me pedia, talvez -, e não deixar o pincel a deriva do julgamento, da autoavaliação - que é uma dama exigente e depreciativa. Óbvio que não pintar sob nenhuma lupa ou olhares críticos em volta de meus desenhos ajudou e muito, mas o olho do dono, ah esse foi pra mim, o grande impiedoso.

Fato é que minha pintura foi se soltando enquanto me embaralhava com as cartas. Eu só precisava caminhar com o Louco e, entregue, fui me incorporando ao grupo enquanto escutava os sussurros dos Arcanos. A resposta deles (minhas?) obedecia esse ritual e a pintura surgia como a resposta do oráculo.




Conjunto de telas de Claudia Letti produzidas no Pintando e Bordando a Jornada do Herói, 2018-2019.

O curso me proporcionou mais do que eu esperava dele, superando as expectativas do meu encontro com as cartas. E me deu o bônus da pintura, que eu não buscava e que acabou se revelando um flerte e tanto. Sem falar na parte das amigas de infância que fiz nesses encontros de sexta. Com direito a sincronias, risadas e, é claro, muito jogo de Tarô.

O curso mal acabou e já estou com saudade. Obrigada, Ateliê Locus.


______________________________________________________________


Se você ficou animado(a) para criar o seu 
baralho pessoal e participar do nosso grupo, 
estamos iniciando a nova jornada!
Entre em contato conosco
Whatsapp 21 996576370
@pintandoarcanos
@artes.locus
______________________________________________________________
Caso tenha dificuldade em publicar seu comentário neste blog você poderá encaminhá-lo para o email:atelie.locus@gmail.com que ele será publicado. Obrigada.

Comentários

Postagens mais visitadas